Método Matriz de decisão - dicas para organização

Olá gente bonita!

Calma, vocês não precisam pular esse post achando que vai ser uma coisa chata. Na verdade, é algo muito importante e muito útil, acredite.

Quando começam a chegar os preparativos para o grande dia a gente pira não é mesmo? É tanta coisa legal, é tanta coisa diferente, cada dia uma ideia nova e... E quando vamos ver, o dinheiro não dá. Ai nós ficamos frustradas(os) porque não dá pra fazer tudo e temos que decidir o que é mais importante.

Ou então, no caso dos apaixonados por faça você mesmo, a questão muitas vezes não é nem o dinheiro, mas sim o tempo. A gente procura, encontra um monte de DIY (Do It Yourself - faça você mesma em inglês), mas a questão é: vamos ter tempo de fazer tudo isso?

Um cara legal chamado Eisenhower desenvolveu um método de tomada de decisão, que ele deu um nome bonito de "Método Matriz de decisão". Funciona assim:

Você desenha um quadrado grande, e depois corta o quadrado em 4, assim:

Fonte
Ai na parte superior do quadrado, num desses pequenos escreva "Urgente" e "Não urgente" e na parte vertical escreva "Importante" e "Não importante".
Vou colocar a imagem que fica mais fácil né?

Fonte


Praticamente tudo que nós queremos, tudo que envolve tomada de decisão, se encaixa dentro desses 4 quadrantes.

Por exemplo...

Suponhamos que eu esteja organizando meu chá de cozinha e tenho 3 coisas a fazer:

- Distribuir os convites
- Definir quais pratos serão servidos
- Fazer letras decorativas  

Distribuir os convites não é tão urgente, mas é importante, portanto, essa tarefa se encaixaria no quadrante 2.
Definir quais pratos serão servidos é urgente e importante, pois dependendo do que vou fazer, preciso me preparar, preciso pesquisar receitas, etc..
Agora, fazer as letras decorativas não é tão importante assim - eu sobreviveria sem elas, então, numa lista de prioridades, primeiro eu deveria:

- Ver as comidas que serão servidas
- Distribuir os convites
- Fazer as letras decorativas

Viu só?

Eu sei que parece óbvio, mas a gente fica doida pra fazer TUDO. Ter uma lista de prioridades é super importante, e tenho certeza que esse método pode nos ajudar a estabelecer prioridades e assim tornar nossos sonhos mais perto da realidade.

Beijos, até a próxima.

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Voltar
ao topo